terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Pseudocoluna #3 - Adiar coisas, culpa

Oi gente, espero que vocês tenham passado bem essas comemorações de final de ano, tenham comido muito, ganhado presentes, etc., etc.
Nesses dias me ocorreu que eu tenho uma grande dúvida, que talvez agora se torne dúvida de vocês também. Por que adiamos tanto as coisas?
Eu acabei percebendo que desde sempre eu adio tudo, principalmente quando tem uma decisão muito grande e difícil pra tomar. Então vocês pensam: "ok, e daí?"
A vida não pode ser adiada (você não decide quando certas coisas acontecem, como o nascimento e a morte, por exemplo). Portanto as coisas não podem ser adiadas. Você pode perder tudo se decidir adiar uma decisão por uma hora que seja. Então por que adiar tudo? Porque é ilusoriamente mais fácil ficar sentado no sofá, confortável, enquanto o mundo gira e os problemas "passam". Mas eles continuam ali. Quando adiamos alguma coisa temporariamente, temos a falsa impressão de que depois teremos mais condições de resolver essas questões, que teremos mais tempo e todas essas coisas aí. Mas é uma FALSA impressão. Na verdade, tudo só vai se acumular cada vez mais, até que você tenha um monte de lixo-de-coisas-não-resolvidas e não terá nada pra fazer a respeito. Esse lixo continua dentro de você, mas vem à tona de um jeito diferente: aquela péssima sensação chamada "culpa". Segundo o conceituado Dicionário Michaelis, "culpa" significa consequência de se ter feito o que não se devia fazer; Delito, crime; Causa de um mal. 
Ok, talvez eu esteja exagerando, mas adiar coisas nunca foi algo que deu certo. É como aquela dispensa que quase todas as casas têm. Quanto mais coisas a família adquire, mais a dispensa fica cheia de coisas velhas. Procure resolver seus problemas quando eles aparecem, se você esperar, não vai adquirir mais experiência para resolvê-los, pois depois surgirão cada vez mais. Alguém disse uma vez que desejava aos amigos que sofressem e que tivessem problemas, pois só assim eles cresceriam e aproveitariam bem a vida, essas coisas. Não é o acumulo de problemas que te faz crescer. É aprender como resolvê-los. Sabe aquela frase, "é errando que se aprende"? Pois é, ela é um ensinamento e tanto.  Não se arrisque a sentir o peso na consciência e a culpa. Não adie as coisas, resolva. Agora você tem um ano inteiro de resoluções pela frente. Aproveite essa chance.
Beijos <3

0 comentários:

Postar um comentário

 

Fun House Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template